Click here for Myspace Layouts

sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º de MAIO, dia de luta!

No próximo dia 1º de maio, sábado, os trabalhadores do mundo inteiro (exceto nos Estados Unidos) estarão celebrando 124 anos do massacre de Chicago, quando milhares de trabalhadores, pacificamente, reivindicavam a jornada de trabalho de 8 horas e condições específicas para o trabalho das mulheres e dos menores. A polícia, a mando do governador e a serviço dos patrões, reprimiu a manifestação com armas, assassinando vários trabalhadores e prendendo oito das suas lideranças. Um júri, encomendado e corrompido, julgou as lideranças como responsáveis pelas violências, condenando cinco delas à morte pelo enforcamento em praça pública e três condenados a vários anos de prisão.

O falso julgamento gerou uma extraordinária reação popular pelo mundo capitalista da época (Estados Unidos e Europa), o que obrigou ao novo governo daquele estado a considerar nulo o julgamento, determinando a realização de outro júri, agora com novos jurados escolhidos dentre o povo. Como era de se esperar de um julgamento correto, os trabalhadores foram considerados inocentes, ficando a responsabilidade pelas violências para o próprio estado e para os patrões, seus mandantes. Mas cinco operários já estavam mortos.

Foi assim que um congresso internacional dos trabalhadores decidiu marcar o dia 1º de Maio como o "Dia dos trabalhadores, dia de luto e de lutas". Uma justa homenagem àqueles que deram suas vidas em defesa de melhor qualidade de vida para a classe trabalhadora internacional.

As lutas pela conquista das oito horas diárias de trabalho foram muito duras. Sua conquista foi se dando aos poucos, de acordo com a capacidade de enfrentamento dos trabalhadores em cada país. Ainda assim, essa luta gerou outros assassinatos de homens e mulheres que buscavam um pouco menos de injustiça no trabalho. No Brasil ela veio com o governo de Getúlio Vargas. Porém, em nosso país, essa jornada, de fato, nunca foi respeitada, pois os patrões, ávidos por grandes lucros, sempre exigiram horas de trabalhos extras, prolongando a jornada real dos seus empregados.

Você leitor de Jordânia e arredores, você que é também um lutador e defensor da justiça social, comemore esta data tão representativa para todos nós.

Comemoração do Dia do Trabalhador homenageará Mercedes Sosa


São Paulo, 29 abr (EFE).- A comemoração do Dia Internacional do Trabalhador, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, homenageará a falecida cantora argentina Mercedes Sosa, informou hoje a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A CUT confirmou hoje a presença de Lula e de outras autoridades no ato central da entidade e no qual artistas brasileiros homenagearão a famosa cantora argentina.

Na apresentação, vários músicos, liderados por Milton Nascimento, interpretarão e dedicarão suas canções a Mercedes, que morreu em setembro do ano passado.

Carlinhos Brown também participará do evento, além do grupo Raíces de América e o cantor cubano Fernando Ferrer.
Lula assistirá ao ato junto à ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e Marta Suplicy, antiga titular de Turismo.


A CUT organizou para a comemoração do 1º de maio este ano uma variada programação cultural e acadêmica que começará amanhã, com um seminário latino-americano que contará com a participação de representantes de 20 países.

Sob o slogan "Todos Unidos pela Integração Regional, o Trabalho Decente e contra o Neoliberalismo e a Xenofobia", o seminário será realizado durante dois dias no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Estarão presentes o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães; o ministro assessor de Assuntos Internacionais da Nicarágua, Miguel D'Escoto; o secretário da Central Sindical das Américas, Víctor Báez, e o titular da Central Sindical do Haiti, Paul Loulou Chery.

No evento, cuja expectativa é de receber 35 mil participantes, serão apresentadas várias publicações de literatura sindical lançadas recentemente na região e será realizado um festival gastronômico com pratos de 11 países.
Haverá ainda uma exposição de fotografias organizada pela Escola Nacional Sindical da Colômbia.
A programação inclui também um ato religioso, no qual líderes de diferentes credos homenagearão a pediatra e ativista Zilda Arns, que morreu no terremoto que devastou o Haiti no início do ano, onde participava de uma missão humanitária. EFE


O Mandato da vereadora Alexandra Bahia, parabeniza a todos os trabalhadores e trabalhadoras de nossa cidade,  por esta data tão  importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail