Click here for Myspace Layouts

quarta-feira, 31 de março de 2010

GIRO DE NOTÍCIAS DA REGIÃO.

AIDS em Almenara: quantos infectados?

Entrevista com profissionais do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Almenara esclarece casos confirmados, mitos e aspectos envolvendo a questão da AIDS na localidade almenarense e adjacências.


Vanessa Mendes, enfermeira encarregada pelos registros e controle de AIDS em Almenara, assessorada por Agnaldo Gomes, também profissional de saúde, disse haver, literalmente, duas portas de entrada de fácil acesso a quem queira fazer exames visando detectar presença do vírus HIV.


Romércio Gobira, Secretaria de Saúde de Almenara


“Uma delas é a própria Secretaria de Saúde do município via coleta de sangue. Outra são os Testes Rápidos realizados no Hospital Deraldo Guimarães, efetivados por livre opção, solicitação médica, e compulsoriamente às gestantes.”


Conforme informações oficiais, Almenara procede em média 50 exames afins. Dezoito casos estão confirmados e em tratamento, compreendidos por drogados, prostitutas e jovens adultos. Entretanto, observaram os técnicos, “há casos ocultos e de pessoas que preservando o anonimato, tratam-se em outras localidades.”




Unânimes, acreditam que a AIDS em Almenara estabilizou ou diminuiu.


“Em 2007, ocorria um novo caso a cada 30 dias. Numa determinada família havia 10 pessoas infectadas! Nos três últimos anos, detectou-se apenas em três gestantes. Duas de Almenara, uma de Rubim.”


Referindo-se à prevenção por parte daqueles sexualmente ativos, Agnaldo considerou que “nem sempre a informação é transformada em conhecimento”, contrariando o devido uso de preservativos.


Salientou que a Organização Mundial de Saúde preconiza que para cada novo caso de AIDS, existem outros 10 ou 20! Perguntado se concordava com o assustador suposto número de 2 mil infectados em Almenara, ponderou: “suponho haver abaixo de 100. Talvez, um caso para cada mil habitantes”.


Informaram que a Secretaria Municipal de Saúde distribui preservativos via o PSF e promove campanhas de esclarecimento, prevenção e combate à AIDS.


Fonte: Diário do Jequi, de Almenara


Lula e Dilma garantem pavimentação da BR 367


Rodovia foi incluída no PAC II


Clique em pavimentação BR 367-PACII e verá o Infográfico divulgado pelo Blog do Planalto, nesta tarde de 29 de março de 2.010.


Observem nos detalhes acima:




1 - há duas setas indicando a BR 367 no mapa;


2 - a seta que indica o trecho da BR 367 como pavimentação está localizada no Médio Jequitinhonha. A legenda é azul e retangular/quadrada. Isso quer dizer: obra a ser feita ou continuada. O trecho marcado é o de Minas Novas-Chapada do Norte - Berilo - Virgem da Lapa. Parece-me que a obra será tocada pelo DER MG, com recursos repassados pelo DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre. Já tem projeto e licença ambiental.


Isso é um sinal que a obra pode ser reiniciada brevemente. A empresa ganhadora da licitação é a Engesa S.A., empreiteira de Belo Horizonte.






3 - A outra seta da BR 367 que aponta para um ponto do mapa no Baixo Jequitinhonha (trecho Jacinto - Salto da Divisa- Itagimirim-BA) está em legenda azul em uma marca oval, indicando Estudos e projetos. Isso é um sinal que as obras podem não ter início este ano, necessitando de elaboração de estudos, projeto e posterior licença ambiental.






4 - O Governo Federal ainda não forneceu detalhes do cronograma de obras do PAC II e nem do orçamento específico.


Logo que houver alguma novidade, informaremos em primeira mão.


Estamos conectado com várias fontes políticas e técnicas de Brasília.


 por Álbano Silveira Machado

Projeto Conviver doará lâmpadas, geladeiras e chuveiros
Para reduzir energia, a Cemig beneficiará 31 municípios do Jequitinhonha e Mucuri incluídos no Projeto Travessia

O Projeto Conviver, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), já beneficia 98 comunidades de baixa renda de Grande BH. A partir deste ano, o Conviver expande suas ações para diferentes regiões do Estado.

Como funciona

As comunidades contempladas receberão agentes de relacionamento comunitário para prestar orientações sobre o uso correto e seguro da energia elétrica, bem como o acesso à tarifa social de baixa renda.


Os clientes atendidos também poderão negociar débitos e solucionar pendências relacionadas à conta de luz. De acordo com um dos coordenadores do projeto, Ronaldo Lucas Queiroz, neste primeiro momento serão priorizadas cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, em especial aquelas que compõem o Projeto Travessia.


O Conviver tem como objetivos contribuir para a redução do desperdício de energia e adequar o consumo à capacidade de pagamento das famílias. Para tanto, serão substituídas lâmpadas, chuveiros e geladeiras de alto consumo por outros mais eficientes.Além desses benefícios, o Conviver leva a preocupação ambiental, por meio de informações e palestras, sobre o uso eficiente da energia e redução dos impactos ambientais causados pelo mau uso dos recursos naturais.

Doações

Através da substituição de equipamentos, o Conviver Interior irá doar um total de 730 mil lâmpadas fluorescentes compactas, 15.960 mil geladeiras e 16.185 mil chuveiros com recuperador de calor, beneficiando, ao todo, 160 mil famílias mineiras em 62 municípios.

Apenas com a instalação do chuveiro com recuperador de calor, a economia alcançada pode chegar a 40% do consumo mensal de cada residência.


Já as lâmpadas fluorescentes, doadas a todas as famílias visitadas pelos agentes do Projeto, consomem quatro vezes menos energia do que as incandescentes, normalmente utilizadas em residências.

Municípios do Jequitinhonha e Mucuri a serem beneficiados

Vale Jequitinhonha – Angelândia, Aricanduva, Berilo, Caraí, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Itinga, Jenipapo de Minas, Joaíma, José Gonçalves de Minas, Novo Cruzeiro, Palmópolis, São Gonçalo do Rio Preto e Virgem da Lapa.


Vale do Mucuri – Bertópolis, Catuji, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Ladainha, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Pavão, Poté, Santa Helena de Minas, Serra dos Aimorés e Umburatiba.

Norte de Minas – Botumirim, Cristália, Itacambira e Padre Carvalho.

Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail