Click here for Myspace Layouts

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Vale do jequitinhonha vai ganhar o Museu da Cachaça

Salinas é a capital mundial da cachaça. 50 marcas produzem cerca de cinco milhões litros por ano.





Salinas, no Norte do Estado, vai ganhar um Museu da Cachaça. A cidade é conhecida em todo o mundo pela qualidade na produção de aguardente. Os recursos para a construção do prédio chegam a três milhões e meio de reais e já foram liberados pelo governo do estado.
Em Minas Gerais são produzidos 200 milhões de litros de cachaça por safra, 50% da produção nacional. O Estado tem mais de oito mil alambiques. Salinas, na Região Norte do Estado é a maior produtora de cachaça do Brasil e do mundo. A boa qualidade da cachaça produzida na região é pou causa do clima quente e seco, proporcionando uma cana com alto teor de açúcar. Na cidade existem pelo menos 150 fabricantes de cachaça. Seu Sabino é um deles. Para a família, produzir a cachaça significa renda extra e um prazer:

SONORA :
Sabino Pinto, Produtor de cachaça

PASSAGEM:
Salinas é considerada a capital mundial da cachaça. Atualmente, 50 marcas produzem cerca de cinco milhões de litros por ano, que são comercializados no país e no exterior.

A apreciada cachaça artesanal é elaborada em alambiques de cobre e envelhecida nos mais diversos tipos de tonéis, como os de bálsamo. A colheita é manual e o processo de fermentação leva até quinze horas. As cachaças produzidas em Salinas são exportadas para Portugal e Estados Unidos. Entre as marcas de destaque, a mais conhecida e valorizada é a Havana.

SONORA :
Elton Santiago, Pres. Ass. Produtores Artesanais de Cachaça /Salinas

Graças a cachaça, só no ano passado o Estado arrecadou do setor, em ICMS, quase um milhão e meio de reais. Agora, a bebida, tipicamente mineira, vai ganhar um museu. No projeto do governo de Minas junto com a Prefeitura da cidade, serão investidos quatro milhões de reais.



SONORA :

Antônio Anastásia,Vice-governador

O Museu da Cachaça será construído numa praça de Salinas e vai ter um espaço também para a realização de negócios entre produtores.

REPORTAGEM: Luana Moreira

Fonte: Agencia Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail