Click here for Myspace Layouts

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aconteceu em Jordânia





Esta estória foi a vencedora do concurso de casos do

festival "Comida de Boteco" de 2003, em Belo Horizonte


Aconteceu em Jordânia, Minas Gerais, pelos idos de 1967.


O prefeito de Jordânia na ocasião foi um dos poucos prefeitos eleitos por um partido de oposição ao governo de Israel Pinheiro. Naquela mesma ocasião acontecia a famosa Guerra dos Sete Dias, no Oriente Médio. Jordânia era uma cidade movida pelo atraso e pela ignorância. O único meio de comunicação mais rápido eram as rádios AM de BH. Um dia, no ano de 1967, em que Israel atacava a Jordânia, lá no distante Oriente Médio, com 16 tanques blindados e 1600 soldados, a rádio deu a notícia por volta das 6h15 da manhã: "Israel invade a Jordânia com 16 tanques blindados e 1600 homens".



O primeiro morador de Jordânia que ouviu a notícia saiu correndo para a casa do prefeito para dar as novas. Lá chegando, deparou com mais dez habitantes da cidade dando a mesma notícia. O prefeito de Jordânia falou então para o povo: "Pode deixar ele vir, que nós vamos encarar". Pegou um caminhão aberto e saiu pelas ruas da cidade convidando as pessoas a ajudarem como voluntárias na empreitada. Quem tivesse arma em casa poderia usar no que o prefeito esperava que fosse um ataque. Como quase todos da cidade possuíam algum tipo de armamento em casa, ficou fácil os "voluntários" se disporem de algum revólver, carabina, facão ou similar, se juntarem ao grupo.



O grupo se dividiu em duas facções, e de acordo com os mesmos ficaram "entreicherados" nas três vias de acesso principais da cidade, ficando dois dias sem nada acontecer. Um morador da cidade, que porventura usufruía de certa sabedoria,

veio até Almenara (cidade vizinha), pedindo a colaboração do prefeito daquela cidade no intuito de averiguar a veracidade do ocorrido. O qual o prefeito também não soube responder, mas prestou a sua ajuda indo a Governador Valadares em busca de informações corretas. Chegando a Governador Valadares, o prefeito da cidade deu a informação que tal guerra entre Israel e Jordânia, acontecia no longínquo Oriente Médio e nada tinha em comum com o distinto governador na ocasião.



No retorno do prefeito de Almenara a sua cidade, com a notícia em mão, passou para o distinto cidadão de Jordânia a notícia que a tal Guerra dos Sete Dias acontecia no Oriente Médio, bem longe dali. O mesmo cidadão, ao chegar em Jordânia com a notícia, informou seus conterrâneos da verdade, ou seja, Jordânia estava livre dos ataques de Israel Pinheiro, porque a guerra era na terra santa e não no nordeste

mineiro, mas ninguém acreditou. O mesmo cidadão retornou a Almenara em busca

de ajuda para convencer seus conterrâneos da verdade. O próprio prefeito de Almenara pediu então ajuda ao prefeito de Governador Valadares, no intuito de auxiliá-lo na tarefa de tranqüilizar o povo de Jordânia.



O prefeito de Governador Valadares teve então a idéia de confeccionar com a informação correta de que não havia guerra no ar, e que o povo de Jordânia não corria perigo com a invasão do "Israel". Teve o cuidado de enviar um helicóptero

(voando a uma altura de segurança para não receber tiros da população), para

distribuir os panfletos à população na praça principal de Jordânia. Só ao ver e ler o povo acreditou na veracidade da notícia, e se tranqüilizaram sabendo que era um engano. Os que estavam "entreicherados" retornaram a suas casas após três dias morrendo de vergonha. Esta é a história de minha terra natal, que parece brincadeira, mas foi verídico.



Enviada por Mag Guimarães, Roterdã-Holanda

Um comentário:

  1. E aí minha colega blz?? Estava dando uma olhada no seu site, gostei muito,pois como nao estou morando em Jordania, posso acompanhar as noticias por ele... Queria te parabenizar pelo seu trabalho ...Vc esta se doando ao maximo em Prol de Jordania...Continue assim, que voce tem futuro na Politica. essa cidade mereçe pessoas assim como voce cuidando dela... Assim ficamos tranquilos, pois sabemos que nada de ruim aconteçerá a nossa cidade.Pode deixar que vamos ficar atentos as novidades de Jordania, e postarei sugestoes com maior prazer!!!Reveillon to chegando ai pra curtir com todo mundo!!! !!!Fique com Deus e um abraço!!! Mande um abraço pro velho Baca tbm!!!

    ResponderExcluir

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail