Click here for Myspace Layouts

domingo, 16 de outubro de 2011

UFVJM aprova campus em cidades do Vale

Dr Jean Freire defende criação de campi no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha

As discussões foram muito acaloradas no CONSU – Conselho Universitário da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em reunião realizada neste 07.10, sexta-feira, em Diamantina. Após diversas manipulações de todas as formas do Reitor Pedro Ângelo, e após protestos de cidadãos/dãs do Vale do Jequitinhonha, Dr Jean Freire, suplente de Deputado Estadual, apresentou uma proposta de criação de três campi nas cidades do Vale, sendo um em cada microrregião: Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha.

Assim cidades-pólos como Capelinha, Minas Novas, Araçuaí, Itaobim e Almenara podem fazer suas reivindicações para sediar um campus universitário da UFVJM.

A cidade de Jequitinhonha e Itamarandiba também reivindicam um campus. Jean Freire informou ao Reitor que, em 2006, entregou à UFVJM um documento da Prefeitura de Itaobim pedindo um campus na cidade. Em 2007, entregou mais documentos. Questionou a indicação de campus em Janaúba e Unaí. E perguntou; O PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da UFVJM foi consultado para isso? É claro que não, concluiu. Disse que aceitaria um campus em Janaúba que também necessita. Mas, “só aceitamos se outro no Vale do Jequitinhonha for construído”.

Reclamou com uma frase marcante: “No passado, nos levaram a estrada que carreava nosso ouro, agora, querem nos levar a estrada do saber. Tive que morar 13 anos fora do Vale para estudar Medicina. Não quero que meus filhos façam o mesmo. Quero todos eles , estudando aqui na região”. E , concluiu, com olhos lacrimejando: “O Vale tem doado muita coisa, está passando da hora de começar a receber”.

Após muita confusão e desencontro de informações dos Conselheiros que aprovaram os campi de Janaúba e Unaí, sem nenhum estudo técnico como prevê a legislação, seus membros aprovaram a criação de 3 campi em cidades do Vale do Jequitinhonha. Uma Comissão da UFVJM será formada para realizar estudos técnicos de viabilidade de sede de campus.
Fonte: blog do Onhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail