Click here for Myspace Layouts

domingo, 21 de novembro de 2010

20 de novembro Dia da Consciência Negra

QUANDO ACHAR QUE NÃO HÁ RACISMO NO BRASIL, OLHE PARA AS MESAS AO LADO NOS RESTAURANTES E, TAMBÉM, OLHE PARA OS 'GARÇONS'. OBSERVE A FILA DOS CINEMAS E DOS TEATROS. OBSERVE OS ALUNOS DAS ESCOLAS PARTICULARES , DAS UNIVERSIDADES, SEUS COLEGAS DE TRABALHO, OS MOTORISTAS DE CARROS PARTICULARES, OS PASSAGEIROS DOS AVIÕES, NA SUA PRÓXIMA VIAGEM PARA QUALQUER LUGAR E OS PACIENTES DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS PARTICULARES. ENFIM, OLHE A SUA VOLTA E CONTE O NÚMERO DE PESSOAS NEGRAS PERTO DE VOCÊ. ( lingua de trapo)



Consciência Negra no Vale do Jequitinhonha



A região nordeste de Minas, no Vale do Jequitinhonha, as comemorações do Dia Nacional de Consciência Negra ainda são pouco significantes.


A UFVJM, em Diamantina, realizou Seminário sobre Igualdade Racial.


O município de Berilo, no Médio Jequitinhonha, é o único que possui uma Lei Municipal, por iniciativa do vereador Vano Esteves, que registra a data.


Em 2009, houve manifestação pública. Neste 2010, algumas escolas realizaram atividades durante a semana, outras se reúnem hoje.


Em apenas 5 municípios do Médio Jequitinhonha há uma concentração de quase 80% de comunidades quilombolas ( Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa). São 77 comunidades das 105 detectadas em todo o Vale.


Berilo possui 27 comunidades quilombolas, sendo a maior concentração proporcional de negros em um município das Minas Gerais.


Os municípios de Berilo e Virgem da Lapa são comandados por dois prefeitos afrodescendentes, fato inédito na história dos municípios. Lázaro Pereira Neves, de Berilo, e Dim Martins, de Virgem da Lapa, foram eleitos em 2004 e reeleitos em 2008.


Antes, de 1996 a 2004, Maria do Carmo Ferreira da Silva, a Cacá, governou o município de Araçuaí, quebrando o preconceito racional e de gênero, naquela ocasião.


A concentração da população negra neste miolo do Vale do Jequitinhonha se deu desde o início do século XVIII quando as atividades garimpeiras do ouro eram operadas pelos negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail