Click here for Myspace Layouts

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cuba, o único país do mundo com desenvolvimento sustentável?

Recentemente uma revista alemã de geografia e natureza apontou Cuba como exemplo de país sustentável, com grandes reservas naturais e rica biodiversidade. Foi citado nessa edição especial da "Geo", um relatório desenvolvido pela WWF (Wordlife Found) que considera Cuba o único país no mundo com "economia sustentável". Porém, esse desenvolvimento sustentável se deve ao atraso econômico que existe na ilha.
O que nos leva a segunda pergunta: Para que se tenha sustentabilidade é necessário ter atraso econômico?

É um paradoxo dizer que Cuba possui "desenvolvimento sustentável", sendo que desenvolvimento mesmo Cuba não possui. O país se tornou um exemplo desse "desenvolvimento" pela falta de recursos, de indústria e de apoio econômico de outros países (vide o bloqueio econômico que impede que os cubanos comprem bens com tecnologia americana).

Esta notícia vem destacar mais uma vez o grande conflito que existe entre a economia e a sustentabilidade ambiental.
Como proceder para que exista aquecimento da economia, consumo consciente e extração sustentável de recursos naturais -para que as futuras gerações possam usufruir desses mesmos recursos- é hoje talvez a principal preocupação de toda a humanidade.

De acordo com o relatório da WWF, que foi apresentado pela primeira vez em 2006 na capital chinesa, se os padrões de desenvolvimento continuarem como estão, em 2050 a humanidade precisaria extrair os recursos naturais e a energia equivalente a dois planetas Terra. O consumo de recursos pelo homem é tão grande que impede o planeta de recuperá-los.

Precisamos repensar nossos métodos e padrões de desenvolvimento. Não se pode mais voltar às costas a essa questão primordial. Precisamos sim, desenvolvimento e de uma economia forte, porém mais do que isso, precisamos de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, como registra o brilhante Artigo 225 de nossa constituição.

Não podemos fugir a responsabilidade que nos é imposta como coletividade, que é defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

Por Douglas Maciel, técnico em meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail