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terça-feira, 13 de julho de 2010
MEC divulga resultados do Ideb 2009 do Brasil.
Foi divulgado pelo Ministério da Educação o Ideb 2009 do Brasil, estados, municípios e escolas no último 1º de julho. Jordânia e Salto da Divisa estão entre as cidades da região, que não atingiram nem mesmo a meta projetada .
Nesta matéria você vai poder comparar o nosso desempenho com alguns dos nossos vizinhos do Vale.
Esclarecendo sobre o tal Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (antigo primeiro e segundo graus).
O que é Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Para que serve o Ideb
Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.
O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Para saber mais, clique aqui!
(Fonte: site do Inep)
IDEB - Resultados e Metas ( 4ª série / 5º ano - 8ª série / 9º ano) Confira e compare o Ideb de algumas cidades da nossa região e de Jordânia. Infelizmente a realidade é essa! Não temos o que comemorar.
Temos sim, muito o que fazer se quisermos avançar na educação e em outras áreas sociais. Sem união não vitória.
JORDÂNIA (Não alcançou meta projetada)
Ideb Observado
2005 2007 2009
4.2 4.2
Metas Projetadas
2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
4.4 4.7 5.0 5.3 5.5 5.8 6.1
ALMENARA ( alcançou a meta projetada )
Ideb Observado
2005 2007 2009
3.3 3.9 4.4
Metas Projetadas
2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.4 3.7 4.1 4.4 4.7 5.0 5.3 5.6
BANDEIRA ( Alcançou a meta projetada)
Ideb Observado
2005 2007 2009
3.5 4.1 4.5
Metas Projetadas
2007 2009 2011 2013 2015 2 017 2020 2021
3.5 3.9 4.3 4.6 4.9 5.2 5.4 5.7
SALTO DA DIVISA (Não alcançou a meta projetada)
Ideb Observado
2005 2007 2009
3.4 3.6 3.5
Metas Projetadas
2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.5 3.8 4.3 4.5 4.8 5.1 5.4 5.7
* Salto da Divisa não conseguiu manter o mesmo desempenho de 2007.
PEDRA AZUL (avançando na educação. Meta alcançada)
Ideb Observado
2005 2007 2009
3.4 3.7 5.1
Metas Projetadas
2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.5 3.8 4.2 4.5 4.8 5.1 5.4 5.7
JACINTO (Alcançou a meta projetada)
Ideb Observado
2005 2007 2009
3.7 4.3
Metas Projetadas
2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.9 4.2 4.5 4.8 5.0 5.3 5.6
"A educação sozinha não transforma a sociedade,
sem ela tampouco a sociedade muda". Paulo Freire
Carta de Paulo Freire aos professores
Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra
NENHUM TEMA mais adequado para constituir-se em objeto desta primeira carta a quem ousa ensinar do que a significação crítica desse ato, assim como a significação igualmente crítica de aprender. É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos.
O aprendizado do ensinante ao ensinar não se dá necessariamente através da retificação que o aprendiz lhe faça de erros cometidos. O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e dos diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer. Alguns desses caminhos e algumas dessas veredas, que a curiosidade às vezes quase virgem dos alunos percorre, estão grávidas de sugestões, de perguntas que não foram percebidas antes pelo ensinante. Mas agora, ao ensinar, não como um burocrata da mente, mas reconstruindo os caminhos de sua curiosidade — razão por que seu corpo consciente, sensível, emocionado, se abre às adivinhações dos alunos, à sua ingenuidade e à sua criatividade — o ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar mas aprende a ensinar ao ensinar algo que é reaprendido por estar sendo ensinado.Continue lendo
Aqui um vídeo com a última entrevista deste que é o papa da educação. Paulo Freire. Não deixe de ver.
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