Click here for Myspace Layouts

terça-feira, 20 de julho de 2010

Jordânia - O Rio Ribeirão pede socorro.

Se as águas do Rio Ribeirão pudessem falar, com certeza escutaríamos seus gritos de socorro. A situação em que ele se encontra nos dias de hoje é degradante.
 Enchentes que davam medo a alguns e alegrias a garotada? Miragens do passado.
O rio não mete mais medo a ninguém. Antes, causa pena a sua derrocada hídrica, tragédia anunciada que não vem sendo evitada. Cicatrizes ambientais provocadas pela ação antrópica – leia-se ação humana -, cuja presença em qualquer lugar representa um câncer para os ecossistemas. A espécie humana é a grande destruidora da natureza. Mesmo dotada de inteligência não utiliza a consciência para evitar os danos ao meio ambiente e, por extensão, a si mesma.

As águas do Ribeirão estão agonizando e  a população mais carente que vive próximo ao rio ainda não percebeu isso. Esgotos sem tratamento caem direto no que restou do seu leito, lixo doméstico é jogado às suas margens todos os dias causando a poluição das águas, matando peixes, assoreando e com certeza trazendo doenças à população. Isso faz com que suas águas fiquem impróprias para o banho, a pesca e até para o consumo.
Sabe-se que não é apenas este fator causador da situação que o rio se encontra, todavia é importante salientar que não é preciso ser culto para saber que não se coloca lixo e esgotos sem tratameto nos rios. Isso é uma questão de educação e capricho.

Uma leitora de outra cidade, esteve visitando Jordânia mês passado e resolveu ir ao rio onde quando criança banhava-se. Ela nos enviou mensagem dizendo  que ficou chocada com estágio avançado em que se encontra a degradação, demostrando sua preocupação com a atual situação do nosso Ribeirão, e principalmente questionando a falta de uma ação educadora por parte da sociedade local: "É preciso que professores, alunos, grupos de jovens, associações, comerciantes, igrejas, fazendeiros ambientalistas e demais autoridades tomem providências urgentes a fim de tirar o rio da UTI."

De fato a situação precisa mudar e nos conscientizando que lugar de lixo é no lixo e não dentro dos rios, Já será um bom começo.

A vereadora Alexandra está a disposição dos amigos da cidade de Jordânia, para que unidos e juntos discutam uma saída para esta situação. Mesmo por que, além de se tratar do meio ambiente, é do rio Ribeirão que vem a água que utilizamos em nossas necessidade diárias.

 Regina Bandeira foi quem nos enviou as fotos que postamos aqui. A ela nossa gratidão pela preocupação com nosso município, pelo alerta e pelas fotos.

Aos demais leitores, aguardamos sugestões de ações concretas para salvar o Rio Ribeirão. A natureza agradece.
Esgotos sem tratamentos diretamente para o Ribeirão

Jordânia Rio Ribeirão assoreamento  bastante avançado,

Estágio avançado de degradação.


Pocilga às margens do rio.
esgotos sem tratamentos, lixo  lançados no rio.

Lixo às margens do Ribeirão, Jordânia, MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail