Click here for Myspace Layouts

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Carlos Farias e Gonzaga Medeiros Fazem Procissão de Canto e Poesia


Procissão de Canto e Poesia

O cantor Carlos Farias e o poeta Gonzaga Medeiros são parceiros de longa data e possuem uma história de vida em comum: ambos nasceram no Vale do Mucuri, pertinho da divisa com o Vale do Jequitinhonha. O primeiro em Maxacalis, nas proximidades da reserva dos índios Maxakali; o segundo em Fronteira dos Vales, a caminho do Jequitinhonha. Ambos estudaram no ginásio de Maxacalis e também residiram em Almenara por quase dez anos, na mesma época. Lá na beira do Jequitinhonha se tornaram compadres e iniciaram uma parceria que já dura um quarto de século. Foram muitas canções, shows, festivais, discos e projetos artísticos realizados desde então, sempre valorizando a diversidade cultural da região. Sem sombra de dúvida, pode-se afirmar que o trabalho deles ajudou a projetar a cultura popular dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no cenário artístico de Minas e do Brasil. O espetáculo “procissão de canto e poesia” celebra o sucesso dessa parceria. Ao som de violão, sopros e percussões, os artistas mostram no Zás canções e poemas inéditos, da própria lavra, com muita emoção e alegria.



Formação da banda:



Carlos Farias: voz e violão - Gonzaga Medeiros: voz - Carlinhos Ferreira: percussão - Ivan Virgílio: sopros



Teatro da Assembleia

Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – 30.190-921 – Belo Horizonte – MG


Um artista comprometido com a cultura popular brasileira


Cantor e compositor nascido em Machacalís – MG, Carlos Farias é formado e pós-graduado em Psicologia. Atuando como produtor musical, lançou diversos CDs através de projetos apoiados pelas Leis de Incentivo à Cultura. Pesquisador cultural, focaliza o seu trabalho na preservação e divulgação da cultura popular dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Dentre as suas ações, destaca-se a participação na formação do Coral das Lavadeiras de Almenara, com o qual vem alcançando reconhecimento nacional e internacional. Realiza shows, oficinas e palestras musicadas sobre cultura popular, elaboração e gestão de projetos culturais, qualidade de vida, relações humanas, saúde e cidadania, dentre outros temas.



Já se apresentou na Sala Funarte Sidney Miler (RJ) com o espetáculo “Canções da Aldeia”, no Conexão Vivo (de 2005 a 2010), no Sesc Pinheiros (SP), no Sesc Itaquera (SP), em várias unidades do Sesc-MG, na Caravana Arrumação (14 eventos em 2010, junto com Saulo Laranjeira), no Festivale (Jequitinhonha 2011), em vários escolas, hospitais e Centros de Saúde de Belo Horizonte e interior de Minas.


GONZAGA MEDEIROS – compositor e poeta

O poeta, apresentador de eventos e advogado Gonzaga Medeiros é da cidade de Fronteira dos Vales, divisa do Jequitinhonha com o Mucuri. É um dos criadores do movimento cultural do Jequitinhonha e apresentador do FESTIVALE desde o início, em 1980. Atualmente é Diretor Executivo do VALEMAIS – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha. É um dos autores dos livros “Jequitinhonha Antologia Poética I e II” e é autor, também, de “Traço de União” e “Trancai Vossas Filhas”, além de dois CD’s-livros de poemas declamados, intitulados “Gonzaga Medeiros é poesia” (2003) e “A Poesia na Praça” (2010). É parceiro musical de artistas como Carlos Farias, Graco Lima Júnior, Paulinho Pedra Azul, Pereira da Viola, Rubinho do Vale, Tau Brasil e Wilson Dias, dentre outros. Gonzaga Medeiros desenvolveu estilo próprio de apresentação de eventos culturais, entremeando as apresentações com a declamação de poemas de sua autoria. Sua presença é um show à parte, em qualquer evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail