Click here for Myspace Layouts

domingo, 3 de outubro de 2010

Bichos, Plantas e Homens de todo o mundo. Uni-vos

Amostras dos diversos ecossistemas naturais integralmente protegidos -sob a forma de Parques- devem ser consideradas por vocês humanos como pedra fundamental na estratégia de conservação da biodiversidade e uso sustentado da integridade biológica do nosso Planeta, que é a casa onde vocês e nós moramos. Bons vizinhos são aqueles que têm seus espaços definidos e compartilhados pacificamente. É um jogo de ganha-ganha...

O grande limitante para alcançar este objetivo tem sido a falta de recursos financeiros para a regularização fundiária das nossas terras que, aliás, era nossa antes de vocês aqui chegarem. O nosso título de propriedade foi Deus que nos deu no quinto dia da criação do mundo. Os avós de vocês, o Adão e Eva, só chegaram depois.

É necessário, ou melhor, urgente e vital que vocês, cidadãos verdes de todas os matizes, se unam conosco para reivindicar com coragem a propriedade das terras de que nós os não humanos, os filhos de Deus sem fala e representação, temos direito. Esta luta é vital para vocês também.

Para nós, conversar o ambiente integral da casa em que vivemos (os Parques) é tão importante como para vocês é a saúde, segurança, educação e a infra-estrutura produtiva de alimentos e bens.

Destruindo as condições de vida, sem que vocês que se dizem tão inteligentes percebam, aumenta o número dos nossos irmãos ameaçados de extinção ou extintos. No fim, seus filhos morrerão solitários e se extinguirão como vem acontecendo com muitos de nós. Junto com vocês somos 30 milhões de formas vivas e coloridas. Essa massa de vida é tão importante como o ar, a água e a terra.


Reivindicamos, enérgica e urgentemente, um quantum orçamentário anual carimbado para uso exclusivo para regularização fundiária de nossas terras. Verba não sujeita ao congestionamento e com gasto fiscalizado pelo povo brasileiro que habita um continente onde "os bosques tem mais vida e a vida em seu seio tem mais amores". Terra para a s plantas e para os bichos, terra para a manutenção da biodiversidade global. Vida e alegria também para o bicho homem.

A partir deste manifesto lançado novamente no Ano Internacional da Biodiversidade vamos trabalhar e viver juntos: plantas, bichos e gente. O planeta Terra é a nossa casa. Vocês são os caçulas da grande família colorida e variada da vida. São nossos irmãos como dizia o sábio e Santo Francisco de Assis, que vocês dizem ser o nosso padroeiro.

Nós, os bichos e as plantas de Minas Gerais, não somos patetas nem patifes, queremos apenas não "pagar o pato" e mergulhar no caos como vocês, inconscientemente estão fazendo.

A pedido do macaco-prego, o mais esperto dos primatas de Minas, este manifesto deveria ser encaminhado também ao Governo Federal: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para nós e para vocês, todo ano é Ano da Biodiversidade... Sonhar não faz mal a ninguém...

Por Célio Valle, zoólogo e professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail