Click here for Myspace Layouts

sábado, 2 de julho de 2011

Itaobim recebe outros 27 municípios durante a primeira capacitação do Selo UNICEF

Dois dias de sala cheia, com gente interessada e animada para todas as ações que serão desenvolvidas nos próximos anos. Nos dias 10 e 11 de dezembro, o I Encontro de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, realizado em Itaobim, reuniu 63 articuladores municipais e representantes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA’s) no CRAS do município. A primeira rodada de capacitações também foi realizada em outros três municípios pólos: Janaúba, Capelinha e Montes Claros.
Além de instruções sobre a metodologia, foram apresentados e discutidos os papéis a serem desempenhados pelos articuladores, conselheiros e pela Comissão Pró-Selo ao longo de toda esta edição. Durante o encontro, foi reforçada a importância da mobilização popular para a conquista do reconhecimento internacional.

Membro do CMDCA da cidade de Jordânia, representando a sociedade civil, Eny Lopes da Cruz, reforçou a importância da dedicação de cada um em todo o processo. “Toda a ideia do Selo nos leva a pensar mais nos outros, incentiva mudar a concepção de trabalhar em prol de si próprio. A união de forças, conhecimentos e dedicação acaba tornando a vida de toda a comunidade melhor”, relata.

No grupo que se reuniu em Itaobim, estavam presentes representantes de diversas cidades que já haviam participado de edições anteriores do Selo, assim muitos puderam relatar suas experiências e dar dicas que renderam resultados positivos. A apenas alguns minutos de Itaobim, a cidade de Ponto dos Volantes já conquistou o Selo UNICEF duas vezes consecutivas. A Secretária de Educação do município, Ivete Gomes Andrade, indicada pelo prefeito para assumir a função de articuladora do Selo UNICEF na cidade, se diz estimulada pelo desafio. “Mesmo com o grande volume de trabalho que teremos, estamos animados a contribuir, ajudar e realizar. É uma injeção de ânimo”, destaca.

O ex-prefeito de Ponto dos Volantes, Solano de Barros, faleceu em um acidente de carro no final de 2008, quando se dirigia para Recife para participar do evento de anúncio dos ganhadores do Selo UNICEF daquela edição. Em outubro de 2009, durante o evento de lançamento estadual da III Edição Nacional do Selo UNICEF, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, sancionou um projeto de lei que destinará R$ 1 milhão a ser dividido entre os municípios que conquistarem o reconhecimento internacional ao final de 2012, e que leva o nome do ex-prefeito, em forma de homenagem.







Eny Lopes, membro do CMDCA do município de Jordânia

Fotos de Foto: Gabriela Dornelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail