Click here for Myspace Layouts

domingo, 12 de dezembro de 2010

Jovens da zona rural de Rio Pardo de Minas ganham projeto de inclusão digital



Criar condições para a realização de cursos de inclusão digital para jovens da zona rural, utilizando as estruturas físicas e pedagógicas dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs).

Este é o objetivo do projeto Campo Digital, lançado pelo CVT de Rio Pardo de Minas, no Vale do Jequitinhonha/norte de Minas, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Secretaria Municipal de Educação. Aproximadamente 100 jovens da zona rural do município serão beneficiados com cursos de informática básica e avançada até o mês de março de 2011. Ao final do curso, o aluno estará habilitado para operar um computador.

“O projeto Campo Digital visa contribuir para diminuir os índices de exclusão digital entre os jovens rurais, com a efetiva democratização do uso da tecnologia da informação. Este projeto busca a inserção digital destes jovens no uso da informática, por meio dos CVTs, para atingir um aprimoramento social e profissional, e estar inseridos no contexto da nova sociedade em que vivemos”, diz o coordenador geral do CVT, Eduardo Rocha.

Durante o processo de capacitação, os alunos receberão orientações dos monitores do CVT, treinados por empresas contratadas pela Emater-MG. Além disso, receberão suporte e assistência para a utilização do ambiente de educação interativa, por meio da plataforma Learning Management System - LMS.

O conteúdo programático inclui: Cidadania; Digitação; Introdução a Informática; Sistema Operacional (Windows XP); Navegação na Internet e e-mail; Word; Excel e PowerPoint.

A carga horária total é de 60h (dois meses de duração). As aulas terão duração de 2 horas diárias, de segunda a sexta-feira. Cada turma será composta por 20 alunos. O público alvo são jovens rurais, filhos de agricultores familiares, com idade entre 14 a 29 anos.

O CVT de Rio Pardo de Minas é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, um projeto do Ministério da Ciência e da Tecnologia, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da prefeitura.

O objetivo da Rede é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional.

Em 2009, a Rede se consolidou com a conclusão da implantação de 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, totalizando o investimento de R$ 90 milhões de recursos, provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia e Governo de Minas, por meio de emendas parlamentares.

Hoje, a Rede conta com 4,5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como o estado a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do país. Aproximadamente 400 mil alunos já foram certificados em cursos presenciais e a distância, nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes.

Serviço:

Centro Vocacional Tecnológico de Rio Pardo de Minas
Rua Rafael Bastos Pereira, nº 59, Centro, Rio Pardo de Minas (MG)
Contato: (38) 3824-1356
Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail